Ele é o único aniversariante do V.A.C.A. no mês de dezembro, (até nisso ele é especial) e como não gosta de ficar sozinho, porque como disse o padre Fábio de Melo em seu livro “Cartas Entre Amigos”, (o só é sempre um triste), o BINHO, gentilmente convidou seus companheiros de trabalho e leais colaboradores que são o MACEDO, que aniversariou no dia 15, e o MARCONI, que fez aniversário no dia 30 do mês passado, para dividirem com ele este momento, nesta bela festa que hoje se realiza.
Percebam a ternura, a grandeza e a generosidade desse magnífico.
Essa nobre atitude é uma demonstração de afeto. De afeto explícito.
E o que é afeto e qual a importância desse maravilhoso sentimento?
O afeto é importante porque o amor nasce do afeto, a amizade nasce do afeto, a admiração nasce do afeto, o carinho nasce do afeto, o afago nasce do afeto.
Pela forma como se relaciona, o BINHO deixa claro que a dependência de um pelo outro nos faz mais humilde, como que a ensinar que na vida buscamos o aconchego das pessoas por uma razão muito especial: NÃO HÁ FELICIDADE SEM O AFETO.
Essa condição de seres inacabados nos faz querer que os outros permaneçam ao nosso lado, e o BINHO demonstra isso a todo instante, fazendo uso da amizade sincera como se fosse uma ponte pênsil ou uma corrente de mãos dadas que nos liga uns aos outros, para reconhecer essa necessidade de dependência como sustento dos laços humanos.
Ele é aquela pessoa que não se nega, mas sim aquela que se oferece e que reúne tudo aquilo que dele se pode esperar.
O BINHO comanda com inegável maestria os encontros semanais do V.A.C.A. onde se vêem sempre uma mesa repleta de amigos que se estimam, porque querer bem uns aos outros é a tentativa de preencher ausências, porque somos sempre parte de alguém, como alguém é parte de nós.
Ele tem sempre um tom de voz adequado para transmitir um sentimento de alegria, de amabilidade ou de animação, porque a sua simplicidade é uma ternura que acolhe a todos, indistintamente.
O BINHO tem um sentimento de missão muito forte para com os outros. Pessoas com essa percepção são visionárias e estão sempre pensando no futuro e no bem-estar coletivo daqueles que o cercam e com ele convivem.
A sua atuação à frente da DIRETORIA DO V.A.C.A. como presidente, eleito sucessivamente por aclamação é a grande prova como todos reconhecem o seu trabalho, alicerçado num modelo de liderança democrática, natural e espontânea e também pela sua dedicação que é feita com entusiasmo e que vem do desafio, do comprometimento e do sentimento de sentir-se útil.
O GRUPO DO V.A.C.A. precisa ser preservado e essa possibilidade só se tornará real e viva, se for pela amizade que você tem por todos nós e pelo carinho, respeito e admiração que nós todos temos por você.
Parabéns pra você. Parabéns porque sua realização se reparte, seu contentamento se multiplica.
Parabéns por este momento de felicidade que o leva a sentir-se realizado. Parabéns pelos que vêem à sua mesa, que o estreitam em abraços de júbilo mútuo.
Parabéns, porque em sua festa, você vê que sua vida é fecunda, que você está presente em tantos corações, em tantos pensamentos, em tantas realizações, em tantas alegrias e em tantas experiências.
Parabéns porque você convive, e isto é a mais elevada forma de viver.
SAÚDE SEMPRE, BINHO !